Mais um relato! #FAMENEpelomundo
- clevfamene
- 5 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Relato de experiência.
Em Monterrey-Mexico foi onde tive uma das experiências mais marcantes na minha vida, rica de aprendizado e com muita comida picante.
Chegando no México, me deparei com um povo acolhedor e caloroso que muito me recordou o modo brasileiro de ser, me senti em casa mesmo não estando em minha terra natal e mesmo num país que fala uma língua diferente.
Durante minha estada tive a oportunidade morar com mais de 45 outros estudantes de medicina provenientes de diversos lugares do mundo (incluindo china, Jordânia, Rússia, El Salvador, Colombia, Sérvia, Polônia, Romenia, Noruega, Espanha, Portugal, Peru, Eslovénia, Tunísia entre vários outros) cada qual com costumes próprios, formas de pensar diferentes, muito a ensinar e aprender entre si. Tanta diversidade foi solo fértil para o surgimento de muitas histórias pelas ruas de monterrey e pela formação de grandes amigos!
O Hospital Universitário José Eleutério Gonzalez - Universidad Autonoma Nuevo León foi o palco principal desta experiência. Se trata de um hospital escola de grande porte, bem estruturado e organizado, onde os profissionais obedeciam normas de vestimenta e eram extremamente rigorosos com o horário de trabalho.
Acompanhei de perto as atividades do departamento de cirurgia cardíaca, especialidade que me encantou, mostrando a linha tênue entre a vida e a morte, com uma equipe fantástica de profissionais que estavam sempre dispostos a me ensinar e mostrar mais da rotina daquela área.
Vivenciei um sistema de saúde diferente, onde não há SUS e , infelizmente, também não perspectiva para aqueles doentes que não podem pagar. Fortes lembranças deste cenário, que carregarei pra sempre comigo.
Pra concluir, a experiência de um intercâmbio de estágios não foi apenas enriquecedora do âmbito acadêmico, mas principalmente do campo pessoal. Levo de cada pessoa que passou por mim, um aprendizado, uma história, assim como deixei em Monterrey um pedacinho de mim também, e trouxe de volta pro Brasil uma bagagem de vida bem maior do que a que eu levei!
Alexandre Targino
FAMENE
Comments